7 Alternativas para a Meditação | Kahla Joias
FRETE GRÁTIS | nas compras acima de R$ 499,00
3X SEM JUROS | parcele no cartão
LOJA CERTIFICADA | 100% SEGURA
    • Olá, Visitante! Seja bem vindo(a)!
    • WHATSAPP: (11) 990002977 | kahla@usekahla.com

7 Alternativas para a Meditação

Publicado: 08/07/2020


A meditação oferece tempo para nós, para relaxar e aumentar a consciência em um mundo estressante, onde nossos sentidos são frequentemente entorpecidos de tanto estímulo. Para quem já pratica meditação, não preciso nem contar os benefícios, né? Eles são muito fáceis de sentir: ela ajuda a lidar com a ansiedade e todos os outros problemas emocionais, turbina a memória, aumenta a imunidade e deixa a sua vida mais leve, melhorando tanto a sua saúde física quanto mental.

Você não precisa de mais de alguns minutinhos algumas vezes por semana para começar a sentir os benefícios e todo mundo tem esse tempinho. Existe uma frase que eu adoro “se você acha que não tem 20 minutos para meditar, você precisa meditar por uma hora!”.

Mas, para quem está começando, sentar-se por 20 minutos pode parecer impossível. A mente vaga para os mais diversos lugares e fica difícil se concentrar no momento presente. Além das meditações guiadas, que são ótimas para pegar prática, existem algumas outras formas de meditação ativa, que já estão presentes em nossas rotinas. Basta realiza-las com muita presença, prestando atenção aos mais sutis detalhes.

 

1-     YOGA OU EXERCICIOS

O Yoga, como atividade, combina a concentração e a prática corporal de asanas com as técnicas de respiração e leva os seus praticantes a alcançarem um estado de consciência superior. A sensação após uma aula de yoga é maravilhosa, de leveza e, por mais que você tenha se esforçado, de descanso.

2-     COZINHAR

A cozinha também é um lugar de meditação, onde podemos praticar a atenção plena. O ato de cozinhar leva tempo, exige atenção, paciência e entrega. 

              

3-     CUIDAR DO JARDIM

A jardinagem é uma forma maravilhosa de meditação. Para fazer florescer um jardim você precisa se entregar, plantar todas as suas boas intenções e energias, para, literalmente, poder colhê-las depois.

Colocar a mão na terra permite uma conexão especial com a mãe natureza e toda a sua vida. 

4-     LIMPAR O AMBIENTE

Há uma frase que diz “limpando por fora, nos purificamos por dentro”. Manter o ambiente limpo e organizado traz equilíbrio para o corpo e para a mente. É energia que circula, trazendo uma sensação de cuidado. Em templos budistas, a limpeza e faxina é extremamente valorizada e a primeira tarefa do dia de monges, pois são uma forma de purificação, removendo a sujeira do espirito. 

 

5-     CAMINHAR NA NATUREZA

Estar em meio a natureza, por si só, já renova as nossas energias, já que passamos tanto tempo em ambientes fechados.. Estudos comprovam que o próprio cheiro da natureza já faz um bem danado para o nosso corpo.

Existem práticas de atenção plena ao caminhar que são excelentes meios de esvaziarmos a nossa mente e atingir estados meditativos unindo o corpo e a mente. 

 

6-     BANHO DE BANHEIRA OU NADAR

A água é um elemento muito relaxante. Só de estar imerso nela, nosso corpo sente a falta de gravidade e deixa todo o estresse sair. Por isso, há quem diga que braçadas repetidas funcionam como uma espécie de mantra, que elevam a mente a estágios meditativos profundos.


7-     RESPIRAR FUNDO

A respiração é parte integrante de qualquer prática de meditação, inclusive de todas as mencionadas acima. É algo tão inerente e básico para nós, que fazemos sem nem prestar atenção... Mas a respiração  consciente traz um relaxamento instantâneo, calma em momentos de estresse e colocamos nossa mente e alma no lugar.

A yoga tem diversos tipos de meditações diferentes, cada uma com um benefício diferente. Mas, caso precise se acalmar de forma rápida: respire bem fundo contando até 5. Segure durante 10 segundos. E solte lentamente em outros 10 segundos.
É um jeitinho fácil de relaxar rapidinho 

Voltar